terça-feira, 15 de setembro de 2009

FURACÃO


Paulo estava preso e seria levado para ser julgado na Itália, o puseram em um navio junto com outros presos que seriam transportados para Roma, porém, durante a viajem o navio foi açoitado por um furacão chamado Euroaquilão, “euro” indica vento do este “aquilão” vento do norte, era então um vento nordeste. O relato sobre este acontecimento demonstra como os tripulantes do navio em naufrágio enfrentou o pé de vento Euroaquilão. Há pessoas que neste exato momento estão sendo atacadas por diversos tipos de furacões e podem aprender algumas lições de como enfrentar um problema de tal envergadura meditando em algumas verdades extraídas deste episódio narrado na Bíblia.


A primeira lição que podemos aprender com esse acontecimento trágico com Paulo e os demais que estavam no navio é que quando somos açoitados por ventos que trazem problemas, a direção do rumo da nossa vida é mudada, diz o relato que quando o furacão passou, a tripulação do navio arriou as velas com medo de que o navio fosse em direção a Sirte, temiam por suas vidas, Sirte era conhecida como as famosas areias movediças da costa norte da África. Quantas vezes quando estamos com problemas tememos que um mal maior nos aconteça, perdemos todo o senso de direção, e no mar da vida as vezes a única coisa que nós resta é baixar as velas e deixar o navio ir a toa. É nesse momento que devemos lembrar que Deus está no controle de tudo, e que apesar de corrermos o risco de chegar a Sirte e afundar na areia movediça o Senhor Deus vai nos proteger do mal, basta termos fé em Cristo, Ele nos será por rocha firme onde firmaremos os nossos pés, com Cristo sempre estaremos seguros.



Em Segundo lugar o relato nos diz que jogaram fora do navio tudo aquilo que pesava. Isso nos ensina que quando as coisas começam a complicar, devemos colocar a nossa vida em uma balança espiritual e pedir ao Espírito Santo que nos conceda sensibilidade para sentir e enxergar o que está sendo um peso na nossa embarcação e pode levar nosso barco a pique. Há vários tipos de pesos que devem ser jogados fora quando o furacão ataca, por exemplo: O peso do Orgulho, quantos estão sofrendo terrivelmente, mas por causa do orgulho não conseguem agir com humildade e pedir ajuda à Deus, acham que devem conseguir tudo sem auxílio de alguém, acostumaram a serem independentes e fomentam a ideologia de que são fortes e devem lograr suas conquistas e resoluções com suas próprias forças e intelectualidade. Deus quer que aprendamos a ser dependentes Dele, o Senhor é benevolente e está pronto para nós socorrer.



Outra lição que podemos aprender com essa narração deste naufrágio é que quando as coisas estão dando errado o desespero toma conta, e ao chegarmos a esse ponto da luta o desânimo começa a nós assolar, foi o que aconteceu com a tripulação do navio onde Paulo estava os homens se sentiram tão desanimados que não queriam nem comer mais, a maioria já estavam sem esperança de se salvar, o sentimento de abandono chegou até eles, não viam a vários dias nem sol nem estrelas, isso era terrível já que os navegantes daquele tempo se orientavam através do sol, parecia que tudo de ruim estava acontecendo com eles, mas Paulo fala fortemente com eles que se animem porque Deus havia falado com ele que ninguém daqueles que estavam no navio morreria, e foi isso que aconteceu, perderam o navio, mas ninguém morreu, todos chegaram em terra vivos. Nunca devemos perder a esperança, pois enquanto estamos vivos Deus sempre tem uma boa noticia pra nós. Tenha bom ânimo!

Marciel Gama (Ministro do Evangelho da Assembléia de Deus, Professor de Teologia do IBADEP, Colunista do Jornal de Arapoti, Bacharel em Administração)

Nenhum comentário: